terça-feira, 6 de agosto de 2013

CABELO: O QUE É NUTRIÇÃO CAPILAR?

Nutrição é o tratamento capilar de reposição lipídica dos fios. Trocando entre miúdos, seria a encorporação de nutrientes de óleos e manteigas ao fio. Aqui nesse post já dei uma breve explicação sobre o assunto, se quiser conferir. A fase de nutrição é complementar à de hidratação (explanada nesse post) pois confere uma camada de retenção para a água, evitando a fuga da reposição hídrica (hidratação), já que óleo e água diferem. 

Um cabelo que necessita de hidratação também necessita de nutrição, pois se está sendo a necessária de implantação de hidratação significa que não tem uma barreira que impeça que a água natural se mantenha no fio, geralmente por fatores como uso excessivo de calor e de químicas externas. As características de um cabelo que necessita de reposição lipídica são variadas, entre elas são cabelos opacos, ressecados, porosos, ásperos, com frizz, armados e com pouco movimento. 

Dois métodos de encorporação dos nutrientes lipídicos são utilizados: através de máscaras de nutrição, e através da umectação. A máscaras seriam cosméticos que contenham componentes nutritivos em sua maioria. A umectação é o banho de óleo, sendo utilizado nesse método óleo natural, 100% puro, vegetal ou animal, e somente o óleo. 

Máscaras são usadas do modo óbvio, após a lavagem do cabelo com shampoo, no cabelo úmido, com tempo de pausa e depois retirar o produto. A umectação possui dois métodos de fazer: no cabelo sujo, ou no cabelo limpo. No cabelo sujo pode ser aplicado no cabelo antes de dormir, e deixar até a hora da lavagem; No cabelo limpo seria lavar o cabelo somente com shampoo, secar, enluvar com o óleo puro de sua preferência, deixar agir, depois retirar e condicionar. 

Dos dois métodos pode surgir uma dificuldade para retirar o produto, mas já lhe dou o macete: para retirada somente do que é necessário, diluia shampoo em água num recipiente e despeje sobre o cabelo. Assim os fios não sofrem agressões e pode confiar em mim, não fica oleoso (é só não passar na raiz!). Se você tentar lavar normalmente, vai tentar passar shampoo 2 ou 3 vezes e daí vai ser óleo jogado fora, e trabalho também.

Os principais ativos de máscaras de nutrição são as manteigas e óleos de plantas, flores, frutos, raízes... enfim, coisas naturais mesmo, nada mineral. Pra reconhecer no rótulo, na lista de composição é só procurar por "Alguma-coisa Oil" ou "Alguma-coisa Butter" e substitua o Alguma-coisa pelo nome de uma planta e tal, rs. 

Mas tem que estar atenta(o)! Para ser classificado como máscara de nutrição tem que conter uma boa quantidade de componentes lipídicos. Pode haver alguns outros itens que se encaixem como hidratação ou como reconstrução (que veremos em outro post), ou ainda os conservantes, perfumes.. mas os componentes nutricionais devem ser em boa quantia, e de preferência, citados logo no início da lista, já que geralmente está em ordem (o primeiro componente é o que tem mais quantidade, e o último em menos quantidade).

Para fazar umectação, qualquer óleo vegetal ou animal que não contenha óleo mineral, petrolato, parafina.. enfim, nada insolúvel, nada mineral, pode usar! E acredite, faz uma diferença enorme nos cabelos! Alguns óleos são: amendoas doce, babosa, linhaça, côco, argan, cupuaçu, jaborandi, azeite de oliva (extra virgem), rícino, açaí, e muitos outros. As manteigas entram as populares de karité, cupuaçu, côco e tantas outras. 

Entendido isso, agora você pode nutrir seus cabelos e entender que "nutrição" que diz no rótulo da embalagem, nem sempre é o que parece! Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário