segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CABELO: RECONSTRUIR CABELOS QUEBRADIÇOS?

A reconstrução é o tratamento capilar que repõe proteínas aos fios. Muitos produtos são vendidos como "reconstrutores" ou "reparadores", mas é preciso estar atento aos ativos que caracterizam uma reconstrução.

Os ativos mais comuns são:  queratina, arginina, creatina. tutano, colágeno, entre outros. 

Um cabelo que precisa de reconstrução é um cabelo fraco, quebradiço, fino, muito sensível. Geralmente esse tipo de cabelo é o que passou por processos químicos severos, como descolorações, luzes, muita chapinha, alisamentos...

Mas é preciso ficar atenta, o excesso da proteína queratina pode prejudicar o fio, perdendo a maleabilidade, tornando o frio duro e sem movimento, quebrando em vários pedaços ao longo do fio. Parece até pelo de animal pois caem varios pedaços de fio, não um fio inteiro. Para evitar isso, se deve testar produtos de reconstrução com queratina e sem queratina, intercalados, e ver qual fica melhor para o seu cabelo. Mas geralmente quanto mais brusco o processo químico, maior a probabilidade de necessitar de queratina. Por exemplo um cabelo descolorido pode precisar de queratina, e um cabelo com alisamento não precisar. Mas isso não é regra, nem todo cabelo descolorido se dá bem com queratina, por isso o importante passo de testar. 

Para saber se a máscara é realmente reconstrutora e se é boa para se investir é necessário prestar atenção em dois pontos: a consistência da máscara deve ser pesada, não pode ser densa; e se os ativos reconstrutores estão no início da listagem de ingredientes. Não adianta a máscara prometer mil e um prós na embalagem da frente, mas atrás a "Hydrolyzed keratin" estar antes do último item da lista. 

A propósito, não caia na lábia de que um produto "Repositor de Massa Capilar" (RMC) é um produto reconstrutor. O RMC é um produto com ativos Hidratantes, Nutritivos E Reconstrutores. E para ter os três, então possui poucos ativos de todos. 

Agora uma observação para descoloridas procurando pela solução da quebra: talvez seu cabelo precise de uma neutralização do pH. Para isso você encontra um neutralizante universal em lojas de cosméticos, e pode então fazer uma reconstrução ácida no seu cabelo. Isso serve para acidificar, neutralizar o fio que está quebrando por excesso de oxidação, comum após os processos de luzes e descolorações. 

Dito isso, espero que fique mais fácil entender o que é um produto reconstrutor e como parar a quebra dos cabelos! Boa sorte, beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário