sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LISTA: 25 DICAS PARA CUIDAR DOS CABELOS

Olá pra você! A lista desse post é dedicada pra qualquer tipo de cabelo, seja do mais "virgem" ao com mais processos químicos. Todos podem utilizar as dicas dadas e só irão beneficiar os tão amados cabelitchos. Se você tiver mais alguma dica rápida não contida no post, sinta-se livre para comentar no fim da postagem. Confira as dicas express separadas para o blog:


Dicas muito apreciadas por quem gosta de cuidar das madeixas.

1. Se seu cabelo está fragilizado, evite penteá-lo enquanto molhado.
2. Não durma de cabelos presos, isso fragiliza o fio, levando à quebra. 
3. Sempre utilize protetor térmico quando for usar secador, chapinha ou babyliss.
4. Evite escovar ou pranchar mais de três vezes na semana. Se não houver como evitar o secador, prefira o jato frio.
5. Prefira dormir usando fronhas de seda ou cetim: produzem menos atrito com o cabelo, diminuindo e muito a juba matinal!
6. Cabelo que demora para secar é sinal de porosidade: que se resolve com uma bela máscara de hidronutrição
7. Procure pentear os fios antes de dormir, de preferência com o auxilio de um reparador noturno em creme.
8. Pontinhos brancos nas pontas do fio é o sinal que você precisa aparar seu cabelo, não há outra maneira de extingui-las. 
9. Não caia no truque: bio-queratina, nano-queratina, max-queratina, entre outros.. é tudo a mesma coisa! Toda queratina é igual, e nem todo cabelo precisa dessa reposição, somente os danificados.
10. Para queda dos fios desde a raiz, procure produtos com vitamina E, vitamina b5, cafeína e pitanga.
11. Para quebra dos fios, procure produtos com proteínas.
12. Não é só cabelo cacheado que pode usar de creme para pentear! Experimente usar a medida certa, do tamanho de uma moeda, e passar no cabelo molhado. 
13. Após luzes, mechas ou progressiva, o cabelo tende a manter um pH elevado, que mantém e até aumenta o dano. Para diminuir a salinidade do fio, use uma solução 1:9  de vinagre para água (10 ml de vinagre para 90 ml de água) nos fios após condicionar.
14. Evite pentes de plástico, prefira de madeira e de dentes largos.
15. Use a mesma solução 1:9 após banho de mar.
16. Shampoo roxo é para loiros, para alaranjados se usa shampoo azul ou cinza. Se loiros utilizar cinza/azul, o cabelo tende a esverdear. Se alaranjados utilizar roxo, o cabelo tende a acastanhar.
17. Para escurescer um loiro, faça uma pré-pigmentação.
18. Penteie cabelos cacheados mecha por mecha, para cachos mais soltos e com mais movimento.
19. No caso de cabelos virgens ou com progressiva, prefira invistir em produtos a base de mel/própolis/geleia real/ceramidas do que produtos a base de queratina.
20. Para diminuir a aparência das pontas duplas, faça umectação/banho de óleo: lave o cabelo somente com shampoo, seque, enluve com um óleo 100% vegetal (exemplo: óleo de argan, óleo de côco) e deixe de repouso. Para retirar, misture água com shampoo num recipiente, jogue nos cabelos (para cabelos grossos, repetir esse passo) e depois condicione normalmente.
21. O segredo da lavagem no salão: lavar primeiro o couro cabeludo com um shampoo transparente (recomendo Johnson & Johnson baby Cheirinho Prolongado ou Pantene Brilho Extremo), retirar o excesso. Lavar novamente mas, com um shampoo cremoso da sua preferência, e retirar o excesso. Condicionar com uma máscara de hidratação.
22. Ao secar os cabelos naturalmente, finalizar as pontas com um pouco de óleo vegetal enquanto o cabelo está úmido, quase seco. 
23. Não tenha medo de receitas malucas com plantas ou vegetais, antes de termos os cosméticos industrializados se utilizava o que tinha na natureza.
24. Abuse das duas maiores "novidades" do mercado que com certeza ajudam muito os cabelos no dia seguinte: o shampoo seco e o spray de pentear. Um serve para diminuir a oleosidade sem lavar, e o outro a devolver a maciez de um cabelo recém lavado. Perfeitos para levar na bolsa, perfeitos para salvar nossas vidas.
25. Não faça progressiva para "diminuir o volume", aceite seu cabelo: aprenda a lidar como ele é, não como você gostaria que fosse. 

6 comentários:

  1. adorei!!! é um verdadeiro guia salva vidas rs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post, são dicas que faz toda a diferença para nossos fios adorei. Te convido com todo carinho para conhecer o meu cantinho *-*
    Beijos

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. muitas loiras estranham o esverdeamento do cabelo, isso é causado pelo alto índice de cloro na piscina, as vezes tonalizar, ou usar shampoo matizador não adianta, uma coisa que ameniza/diminui, é leite, por incrivel que pareça, beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom as dicas, pena que tenho muito cabelo e ele ainda arma, nem se eu fizer milagre ele fica baixo :C
    Beijão.

    coldcoffe-e.blogspot.com.br

    ResponderExcluir