quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CABELO: VALE A PENA TESTAR RECEITAS CASEIRAS?

Se você veio ler esse post presumo que você tenha dúvidas sobre a eficácia de misturas feitas com itens não-convencionais com o propósito de melhorar seu cabelo, correto? Também tive essa dúvida. Ainda tenho na verdade, pois não testei todas as maluquices. Por que né, passar ovo com abacate no cabelo só pode ser loucura. E azeite de oliva com açúcar? MAIONESE? Com tanto produto por aí, porque alguém usaria esse tipo de coisa no cabelo?

Cada mistura tem um motivo bem convincente pra ter sido criada. Alguns podem te dizer que a máscara caseira de tal fruta com um tanto de um outro ingrediente vão oferecer tais vitaminas e tais benefícios, e assim melhorando a saúde do cabelo. Outros irão dizer que o ácido graxo presente numa mistura x combinado com as proteínas de outro item também irão proporcionar uma recuperação aos fios danificados. Tudo pra te convencer de que coisa de comer também serve pro seu cabelo.

E de fato serve. Alguém com uma alimentação bem completa tem cabelo muito mais sadio do que alguém que come só fast food, pois a saúde do cabelo vem de dentro. Se tem algo errado no corpo, o fio vai estragar também, faz parte do sistema.

Mas dizer que vai ajudar o cabelo se você misturar umas poucas colheres disso e daquilo e espalhar por seus fios também é verdade. Antes de existir a sua máscara preferida de marca importada, se utilizavam esse tipo de misturas. Quando já existiam cremes industrializados, ou da loja do boticário mais próximo, ainda assim se passavam pequenos truques naturais de mãe para filha. Não é a toa que muita gente conhece receitas que a avó ensinou.

E você com certeza já leu a parte da frente de um rótulo né? O argan, queridinho do momento nada mais é do que o óleo proveniente da Argania spinosa, uma planta. Sabe o melhor jeito de conseguir um pouco de ceramidas? Em um punhado de mel. E a melhor hidratação sempre vai conter um punhado de aloe vera, antigamente conhecida como Babosa. E quem já teve problemas com piolho talvez se lembre como o cabelo ficava bonito (porém fedido) depois que testaram a tal tática de encharcar o cabelo com vinagre.

Existe a indústria cosmetológica orgânica,  em grande parte dominada pela fauna brasileira. Todos os produtos feitos com coisas que se encontram por aí. A diferença entre eles e a receita caseira pode ser grande ou pode ser mínima, mas o propósito é o mesmo. E há quem se recuse a utilizar produtos industrializados por causa de ingredientes cancerígenos e etc: por estas pessoas as receitas caseiras são utilizadas sempre.

Ou seja, qualquer que seja o seu medo sobre testar uma receita maluca, ele se torna quase invisível ao perceber que não lhe trará mal algum, no máximo lhe trará benefícios. Deixa essa neura de lado, moçx! 

2 comentários:

  1. eu já testei tantaaaa coisa kkk
    e as únicas que fizeram mal p meu cabelo, foram as industrializadas!
    por isso ñ tenho medo de testar!
    ps. seu cabelo é SHOWWWW
    Beeijos da Lari! <3
    seu blog é muito lindo!
    Blog Call me Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é comigo também!! Obrigada, volte sempre!! <3 <3

      Excluir