segunda-feira, 20 de outubro de 2014

LISTA: 5 MITOS RELACIONADOS AO CABELO



Olá olá! Depois de algum tempo to aqui trazendo mais uma lista em prol da beleza, do conhecimento e do bem-estar alheios #boasamaritana. Todas as informações ditas aqui tem algum baseamento científico, não ditas apenas pra disseminar informações pela internet (podendo ser averiguadas em pesquisas específicas em livros sobre o assunto). Muita gente por aí espalha conteúdo apenas no achismo ou em "li-em-outro-blog", sem nem verificar se procede ou não a informação - o que pode acabar prejudicando alguém e até mesmo enfatizando/criando mitos, como os que vou citar no post, como muitos outros! Deixo claro que não sou dona da verdade e caso você se oponha ao que eu digo aqui, pode apresentar sua divergência para debatermos sobre o assunto, com as devidas evidências. Se você tiver algo que saiba ser mentira/verdade e quiser compartilhar, por favor, sinta-se livre para, ou quiser confirmação sobre, pode também, é só comentar no fim do post! Agora vamos para a lista:




1. Produto que ajuda a crescer o cabelo. Acredito que essa seja o item mais interessante do post ee com maior procura. Pra começar, deixo claro que nenhum produto utilizado por fora influenciará no que acontece por dentro do organismo. Não tem shampoo que acelere crescimento, não tem tratamento que auxilie em impulsione crescimento, não tem vitamina X em produto que mude isso ok? O que acontece é que tem sim produtos que fortifiquem o fio (já externalizado do couro cabeludo), ajudando assim com que o seu crescimento seja aparentado, pois cabelo frágil não adianta, o crescimento é em vão. Ou seja, um mito.
    As principais causas do crescimento lento ou falta dele, são os mesmos da queda/quebra do fio: fragilização por abuso de químicas e de secador/chapinha, má alimentação e problemas emocionais/hormonais.  Os dois primeiros podem ser resolvidos facilmente adotando novos/melhores produtos específicos para o seu cabelo e mudando a rotina de cuidados, reduzindo/eliminando as más práticas, melhorando a alimentação e tendo hábitos saudáveis. O último caso há necessidade de intervenção médica com um dermatologista, endocrinologista ou tricologista. 

2. Lavar os cabelos mais/menos vezes ajuda a diminuir a caspa. A caspa nada mais é do que uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, causado descamação excessiva desta região. Cabelos com raiz seca tendem a apresentar a forma mais conhecida de caspa, que fica mais evidente em cabelos e roupas escuras; e cabelos com raiz oleosa tendem a apresentar caspa em forma de placas grudadas ao couro cabeludo. 
   A origem da situação pode ser variada como por exemplo fator genético, alto nível de estresse, problemas psicológicos, maus hábitos alimentares e uso excessivo de álcool e cigarro; não é transmissível e não tem relação com higiene pessoal. A caspa não é uma doença e portanto, não tem uma cura. O uso contínuo de shampoos (principalmente) e condicionadores anticaspa são necessários para o controle ou amenização da situação. A literatura recomenda que o produto além de indicação de limpeza das caspas também tenha atividade antimicrobiana, para combate ao microorganismo que nesta situação influencia de maneira maléfica o couro cabeludo. Não obtendo os resultados desejados, recomenda-se a consulta à um dermatologista. Portanto, mais um mito.
   Com as avançadas pesquisas no assunto, hoje em dia se encontra uma ampliada gama de produtos destinados à esse fim com extrema qualidade no quesito tratamento dos fios, não prejudicando-os com o tratamento da caspa. Eu uso e recomendo o shampoo 2 em 1 anticaspa da Elseve.

3. Cauterização sem calor ou para alisar os fios. Primeiramente que se você buscar o significado da palavra cauterização encontra queimar como definição. Sendo assim já eliminamos a primeira parte, sendo impossível haver uma cauterização sem a utilização de uma fonte calorífica. Não caia no truque de marketing, não existe shampoo com efeito de cauterização, moçx!
      E segundo que tratando do processo cosmético de cauterização, ele é utilizado com o intuito de dar uma carga de queratina hidrolizada ao fio e então selar à quente as escamas, mantendo o produto no fio. Por se fazer isso utilizando uma prancha/chapinha, o efeito final é um fio alisado.. mas na realidade não é um alisamento permanente, não é uma escova progressiva. O que pode acontecer é de alguma marca utilizar tal termo erroneamente pra denominar ou descrever seu produto, ou uma má interpretação de quem lê o rótulo, já que nos procedimentos de alisamento se usa prancha/chapinha e de fato está se cauterizando o fio pra manter o produto no lugar.. mas a cauterização com queratina não é alisadora, ok? Sendo assim desmentimos mais um mito

4. Shampoo abre escamas em função do pH. Muito li sobre o assunto e vou tentar ser rápida na  minha teoria pois neste ponto mais do que os outros, não tenho como afirmar com absoluta certeza (como tudo na vida). Você tem que ter em mente que tudo tem seu próprio pH inclusive seu cabelo e a água do banho, não seria diferente com seus produtos. Shampoo comum de uso diário em tese não abre as escamas dos fios (não muito, pelo menos), pois o pH não deve ser muito alcalino. O anti-resíduos serve para justamente abrir um pouco das tais escamas, por ter esse pH elevado, e prover uma limpeza profunda de resíduos de sujeira, oleosidade e acúmulos de produtos.
   O que deve ser levado em conta é que cada cabelo é próprio - em consideração a espessura do fio, sua forma e o estado em que ele se encontra (saudável, descolorido, detonado pedindo arrego).. tudo isso influencia na quantidade de camadas de escamas do fio. Isso significa por exemplo que um cabelo naturalmente fino e com luzes sofre bem mais facilmente os efeitos de um pH alcalino do que um cabelo grosso, oleoso e sem químicas. São menos camadas para serem abertas, o resultado das escamas abertas (aquela porosidade, os fios ásperos, embaraçando) são notados com apenas uma aplicação do produto. Concluo que não dá pra levar tudo nos extremos, mas que buscar sempre o equilíbrio é a melhor jogada. Se achar que seu fio está com as escamas abertas, procure acidificar os fios como eu ensinei aqui, pode te ajudar muito! Palavra final é de mito, pois muito shampoo diário dizer nos rótulos que abre as escamas.. sqn!

5. Não passar condicionador na raiz. Nesse ponto vem um tabuzão, muito rótulo dizendo pra você não fazer isso de jeito nenhum e foi assim que você acostumou.. Mas te digo uma coisa: pra onde vai esse cabelo da raiz daqui um tempo? Isso mesmo, pro comprimento do seu cabelo. E você vai ficar sentada esperando ele chegar na altura "certa" pra cuidar do coitadinho? Moçx, raiz também é cabelo e merece ser cuidado! Não to dizendo pra quem sofre de oleosidade esfregar condicionador no couro cabeludo, também não é assim.. mas na medida do possível, experimentar não faz mal. Declaro mais um mito ao post. Ajudou muito no controle do volume do meu fio passar o condicionador no cabelo como um todo, e quem tem cabelo curto sabe que nem tem como ficar dividindo em "raiz e comprimento". Se no seu caso não tiver como por causa do motivo x ou y, beleza moçx. Apenas falando que não vai cair o mundo se alguém passar, entendem? Quem não tem cabelo oleoso não se preocupe que não vai se tornar, só por você fazer isso. Não vou mentir, talvez fique.. mas em uma condição momentânea, é só lavar de novo que volta ao seu normal. Quando se trata de cabelos, tem que testar não adianta.


E assim fica finalizada mais uma lista, mais um post sobre cabelos ao blog. Espero que tenha te ajudado ou te acrescentado algo, e repito que se tiver algo para dividir sinta-se a vontade para comentar. Beijos e até a próxima!


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE



2 comentários:

  1. Oi, indiquei você para responder uma tag caso você goste :D beijos!
    http://ancolizar.wordpress.com/2014/10/20/tag-liebster-awards-2/

    ResponderExcluir