segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CUPCAKE: RESENHA FORMAS DE SILICONE MIMO STYLE


Começando mais um post sobre cupcakes já com essa foto que adorei. Cupcake de cenoura, se estiver interessado em saber o sabor destes que foram utilizados na sessão de fotos deste post. Dito isto, pode-se começar a leitura sobre minha resenha referente às formas de silicone para cupcake IUP! Silicone da marca Mimo Style.


 

Cada embalagem vem 12 formas siliconadas e coloridas, em quatro cores diferentes. Existem dois modelos de formas, as redondas tradicionais ou quadradas. Foto acima como é a embalagem das formas redondas (somente com metade das formas pois estava utilizando as outras), e foto abaixo das formas quadradas fora da embalagem.  


Na própria embalagem vem este papelote em que constam as informações sobre a empresa e sobre o produto, como as melhores indicações de uso. Os símbolos indicam que o produto é de uso para alimentação; é inflamável; não deve ser cortado; não deve ser conectado à uma fonte elétrica; pode ir à máquina de lavar; e que ao forno suporta temperatura de até 240ºC.  


Essa é uma foto de como é a forma do modelo redondo, sem nenhum uso. O tamanho dela é do tamanho de uma forma de cupcake tamanho 1, que é menor em profundidade, em comparação ao tamanho usual de um cupcake, o tamanho 0b.


Já essa é uma forma do modelo quadrado com um ano de uso. De ir ao forno várias vezes, acabou modificando a cor por dentro adotando estas manchas, e por fora a coloração está desbotada. Entretanto sua rigidez ou formato não foram comprometidos (tem uns farelinhos ali porque eu tinha usado antes e só tirei o bolo da forma pra fotografar).


Quando adicionado o conteúdo à forminha, ela cede um pouco devido a densidade da massa. Com massas brancas cede bem pouco, mas com massas de chocolate, que são mais densas, cede um pouco mais. 


Quando o bolinho fica pronto, o que foi cedido volta ao formato normal. O massa cozida em ponto ideal não adere à forminha, sendo então facilmente retirado o bolo da forma. O que é ótimo, já que não é necessário untar ou enfarinhar, e não grudando no silicone significa praticidade, muito melhor para lavar do que uma forma de alumínio. Se por acaso manter algum resquício de massa que não saiu facilmente, por conta dos "gomos" da forma a lavagem pode se tornar difícil, mas deixando de molho em água quente por alguns minutos já resolve. Lavagem em água corrente fria/morna e com detergente neutro. Assim que se retira do forno (usando luvas pois o silicone fica MUITO quente!), deixar esfriar e se desejar tirar da forminha, é melhor enquanto estiver esfriando do que quando estiver totalmente frio. 


Para confeitar é necessário esperar o bolo esfriar, mas isso é regra geral, não somente para quando se usa formas de silicone. 

Considerações finais: Uma massa que rende 12 cupcakes em forma de alumínio, rende mais cupcakes (cerca de 18, por aí) nas formas de silicone, pois a profundidade é menor. Acredito também que na forma de silicone o tempo de cozimento precisa ser maior, mas nada demais, uns 10 minutos no máximo. Mas isso pode ser só no meu forno ou nas receitas que faço, é uma variável questionável. 
Eu utilizo as formas de silicone quando são bolinhos para o pessoal aqui de casa, se for pra vender ou levar para outro lugar tem que ser nas formas de papel e alumínio, porque nem todo mundo percebe que ela é reutilizável! O que é o grande "tchãn" dela, dá pra reutilizar e ajudar a preservar o meio ambiente sem precisar ficar usando forminha de papel.
A minha nota final pras formas é 7,5. Poderiam ser mais firmes, e o tempo de vida delas poderia ser maior.. daqui um pouco já vou ter que aposentar as quadradas! Mas em questão de funcionalidade, praticidade, beleza e sustentabilidade, são ótimas. Uma grande opção pra quem é adepto de um bom bolinho caseiro. 


Eaí, vai um bolinho? Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário