segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CABELO: CUIDADOS PRÉ E PÓS RETOQUE DE QUÍMICA + COMO FAZER RECONSTRUÇÃO ÁCIDA

Passa um tempo e já vem a necessidade/vontade de fazer o retoque do cabelo da química que é usada, seja ela alisamento, mechas, luzes, descoloração, tintura, etc. Os procedimentos são de transformação, eles mudam o cabelo por dentro e o fio fica muito sensível, necessita de cuidados especiais. Mais importante de dar um tapa no visual, é preparar o cabelo para a mudança e saber cuidar dele após a mesma. 

CUIDADOS PRÉ-RETOQUE

Primeiramente, o cabelo precisa estar no seu melhor estado para suportar uma nova química. Retocar enquanto o cabelo está quebrando e/ou poroso é pedir para estragar (mais) as madeixas. Então antes de qualquer coisa, dar os melhores cuidados possíveis ao cabelo. Na categoria de cabelo do blog encontram-se algumas explicações e dicas valiosas nos cuidados de cabelos, principalmente cabelos danificados.  

A segunda etapa é reforçar esses fios. Nessa parte vem todas as reconstruções, a base de proteínas, que seu cabelo suportar (post sobre reconstrução). O excesso destas mesmas proteínas pode causar um efeito rebote então o segredo é usar máscaras de reconstrução potentes porém diferentes, por pelo menos 3 lavagens pré-retoque. Se seu cabelo não estiver muito danificado ou se notar um enrigecimento dos fios, uma ideia é intercalar máscara hidratante e máscara de reconstrução na semana de PR. Mas a última lavagem é que deve ser mais especial. 

Se seu retoque for especificamente na raiz e somente nela, proteja as pontas do cabelo, e o comprimento se tiver cabelos longos. Encape os fios com um óleo 100% vegetal de sua preferência antes de começar o procedimento, massageie para que o óleo tenha sua eficiencia máxima e então você estará pronta para retocar.

CUIDADOS PÓS-RETOQUE

Algumas químicas exigem que após feito o retoque, se faça uma pausa de x dias até a primeira lavagem, para melhor atuação dos produtos. Algumas químicas exigem que se use produtos específicos ou uma técnica específica para a primeira lavagem. Se o procedimento que você fez estipular passos após o retoque, siga a risca, é sempre melhor. Consulte seu cabeleireiro sobre qual o melhor modo de preservar o procedimento se você estiver em dúvida.

Sobre procedimentos de luzes, mechas, qualquer procedimento que envolva descoloração: espere. Esperar para a primeira lavagem é o melhor remédio, esperar o máximo que você aguentar, principalmente se seu retoque for na raiz. O couro cabeludo fica muito sensível, o organismo nota isso e tenta remediar, com a oleosidade natural. Geralmente quem tem o cabelo naturalmente oleoso ele não dá um descanso após esse tipo de retoque, por causa da sensibilidade, mas aguente o quanto puder também se for seu caso.  O cabelo vai estar dando para o cabelo o que o cabelo precisa. Confuso mas é verdade, deixe a natureza agir, rs.

Após a primeira lavagem de seja lá qual for sua química, você vai poder notar o estado que seu cabelo vai estar: se vai estar impecável (parabéns!), se vai estar caindo muito, se vai estar quebrando, se estragou, se você teve um corte químico.. e a partir daí começa o tratamento. 

Agora vamos para a segunda etapa. Em geral uma reconstrução ácida  pode ser de extrema utilidade. Veja bem, após o procedimento químico o cabelo vai estar com seu pH alterado, e bem provavelmente estará alcalino, muito alto, comprometendo a saúde do fio. O regularização deste pH  alcalino seria crucial para a saúde do fio. Você pode facilmente fazer isso com uso de um pouco de vinagre ou um neutralizante (líquido ou em creme), que você encontra em lojas de cosméticos.  

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA 
  1. Lave o cabelo com shampoo duas vezes e de preferência um shampoo sem sal, mais sal irá continuar aumentando o pH do cabelo. Recomendo o shampoo azul Cheirinho Prolongado Johnson & Johnson Baby. Sem esfregar muito os fios, sem muito atrito, para evitar quebras desnecessárias. 
  2. Dilua o vinagre em água morna (ex: meia xícara de vinagre e quatro de água para um cabelo na altura do ombro), aplique no cabelo todo, se tiver dificuldade use um borrifador. O mesmo serve para se usar neutralizante cosmético, líquido use um borrifador, em creme use luvas para passar no cabelo. Se estiver com medo do cheiro do vinagre, adicione um chá de sua preferência à agua morna antes de misturar. Molhe bem o cabelo com a mistura e deixe agir por 5 minutos. Enxágue, novamente sem esfregar.
  3. Aplique uma máscara reconstrutora, a melhor máscara que você tiver, e de preferência sem queratina, e deixe agir por 10 minutos.
  4. Enxágue e então aplique uma máscara hidratante leve, deixe agir por mais 10 minutos e novamente enxágue.
  5. Use seu condicionador de preferência, enxague bem tudo e no ultimo enxágue aplique um pouco da água com vinagre que usamos no início e enxágue com água fria.
  6. Finalize com um leave in, se for fazer escova utilize um termo protetor e está pronta.
O resultado é facilmente visível, e qualquer cabelo quimicamente danificado deveria ser submetido à reconstrução ácida. Quando for um cabelo mais prejudicado, repetir o processo a cada 15 dias pode ser necessário.
Após isso, você pode querer fazer um cronograma capilar, revezando tratamentos hidratantes > nutritivos > reconstrutores e adaptar conforme as necessidades do seu fio. Cada lavagem um tratamento e observar, quando o cabelo ficar "melhor" em uma etapa, é daquela etapa que ele gosta mais, e essa então pode ser repetida. Nos posts sobre hidratação, nutrição e reconstrução tem explicações completas sobre como é um cabelo que precisa de cada um e como ele reage ao tratamento (aqui <3).

SOBRE QUERATINA

Sim, excesso de queratina faz mal, mas é um item essencial para a recuperação do cabelo danificado, não dá para fugir. O que eu tenho feito é intercalar, uma reconstrução uso queratina e na outra não, tem funcionado para mim. Já experimentei fazer cauterização com queratina (conhecido também como selagem térmica, blindagem.. tem muitos nomes, mas se for a base de queratina e envolver calor, é o mesmo procedimento) e sempre acabava com os cabelos quebrando em pequenos pedaços, não gostava do resultado. Descobri que era a superdosagem da queratina, então tem que ter muita cautela com o uso dela. Quando mais danificado, mais crítica for a situação, mais tranquilo será seu uso de queratina, afinal o cabelo vai precisar de muita coisa. Mas teste, use com e sem queratina, use produtos mais potentes e outros mais fracos, cada cabelo é uma sentença e só irá saber testando. Pra quem quer ter uma idéia de como utilizar, no grupo do Facebook, Cronograma Capilar, no arquivo sobre queratina desenvolveram isso, para as pessoas se basearem:

Cabelos virgens: Uma vez ao mês ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade. 
Cabelos Tingidos: A cada 15 dias.
Cabelos Descoloridos/com luzes: Uma vez por semana, ou a cada 15 dias alternando com uma reconstrução sem queratina.
Cabelos Alisados: Uma vez por semana.
Cabelos Elásticos ou com mais de uma química: Toda lavagem, até o cabelo se recuperar. Uma vez por semana ou mais dependendo da necessidade, Alternando com reconstruções a base de colágeno e ceramidas.  Conforme o quadro melhore, pode-se espaçar o uso para 15 dias. Restrições: Em cabelos com progessiva, deve se tomar cuidado pois a probabilidade de excesso é maior e mais rápida.

Se você chegou até aqui e leu tudo, parabéns, fico feliz em contribuir com a melhora do cabelo alheio. Espero ter sido realmente útil e ter esclarecido pelo menos algumas dúvidas! É muito chato se submeter à um procedimento para mudar o cabelo e acabar por mudar para pior, nesses momentos essas informações que compartilhei podem reverter a situação e melhor nossos lindos cabelinhos. Qualquer dúvida remanescente deixe nos comentários.. obrigada pela atenção, beijos!!

3 comentários:

  1. Adorei o seu post. Precisava mesmo de uma dica destas. Pois fiz luzes inversas em cima de cabelo descolorido e ele emborrachou e está todo quebrado. Estou super triste e rezando por um milagre! Espero que dê certo! ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana desculpa a demora em lhe responder mas gostaria de saber do seu resultado. espero que tenha lhe agradado! Beijos

      Excluir
    2. NÃO ENTENDO POR QUE RESCONSTRUÇÃO ACIDA, SE O VINAGRE NÃO É ACIDO E SIM BASICO???

      Excluir