terça-feira, 23 de julho de 2013

CUPCAKES: TUTORIAL PARA INICIANTES + BUTTERCREAM FÁCIL


Para a postagem de hoje, um tutorial fácil de entender e fácil de seguir. Especialmente quem não se atreve muito na cozinha ou tem receio de errar, essa pode ser uma maneira de iniciar. Já que é pra facilitar, essa receita vai ser usada massa de preparo para bolo, aquela de super mercado mesmo. Tem uma marca que disponibilizou um "preparo para cupcake", mas a massa do bolo é a mesma dos outros então não tem necessidade de ser esse especial, pode ser o bolo da sua preferência, do sabor que quiser e da marca que escolher. Os outros ingredientes da massa variam de marca para marca. Segue as imagens de passo a passo:



  1. Separar os ingredientes que pedem na embalagem do preparo. No meu caso foram 3 ovos, 2 colheres de margarina e 2/3 de xícara de leite.
  2. Bater a massa até ficar homogênea, assim como indica na embalagem da receita. 
  3. Enquanto isso, pre-aqueça o forno em fogo baixo e prepare as forminhas. Coloque as pelotinhas (formas de papel) dentro da forma de inox. Por prevenção eu coloco dentro de uma outra forma maior, pois as vezes o bolinho cresce demais e escapa.
  4. Assim que a massa estiver homogênea, desligue a batedeira. Adicione o fermento químico e misture à mão, mexendo delicadamente.

  1. Distribua a massa nas forminhas, e de preferência com o auxílio de uma concha ou colher de sorvete. Com colher  normal pode fazer muita sujeira. A quantidade dessa massa rende 12 cupcakes.
  2. Preencha 2/3 da forminha com a massa. Se tiver colocado uma grande quantidade de fermento, melhor optar por preencher metade da forminha, para não escapar muito. Dê batidas com a forma para tirar possíveis bolhas de ar e espalhar a massa de maneira unânime.
  3. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, em fogo médio. Só abra o forno quando chegar à esse tempo, e espete um palito para saber se a massa está cozida. Se o palito sair molhado, aumente o fogo e deixe mais 10-15 minutos. 
  4. Não esqueça de lavar a louça!! 
Depois que os cupcakes estiverm prontos você tira eles da forma de inox, põe em outro refratário e deixa esfriar. Não pode confeitar enquanto estiverem quentes, ok? O recheio e cobertura podem ser da sua preferência. Dá pra usar a cobertura como recheio também. Alguns exemplos de recheio e cobertura são: brigadeiro, brigadeiro branco (branquinho), beijinho, bicho de pé, marshmellow, chantilly, geleias (para recheio), pasta americana/fondant, ganache, e buttercream, que é a que usarei nesse bolinho. Segue então o passo a passo pra vocês:



  1. Misture 4 colheres de açúcar (pode ser o comum, mas melhor se for com o refinado ou de confeiteiro) com 2 colheres fartas de margarina sem sal (gelada, na hora que tira da geladeira, mole não pode). Essa porção cobre 6 cupcakes. Misture delicadamente, o tempo todo. Qualquer movimento muito brusco e/ou o calor fazem a cobertura desandar.
  2. Quando estiver homogêneo, adicione algumas gotas da essência que preferir e misture delicadamente novamente. Eu usei a de baunilha.
  3. Adicione leite, mas pouca quantidade. Eu usei exatamente o que mostra na foto. Misture suavemente, e essa é a hora de provar. Se achar que precisa de mais leite, ponha menos do que colocou antes e vá testando. Se quiser colorir a cobertura, essa é a hora de adicionar o corante e depois misturar lentamente, como sempre.
  4. Ao final você deve ter algo como isso, pronto e delicioso para confeitar. Se não for usar na hora, guardar na geladeira ou no freezer. 



Esse foi o resultado final do meu cupcake de hoje! Espero que tenham gostado do tutorial, e que tentem em casa. Adoro fazer cupcakes!! Beijos.

8 comentários:

  1. Achei fácil, vou tentar. Adorei o creme, acho que vou usar pra confeitar um bolo normal.

    ResponderExcluir
  2. Má que lindo!!
    Vou mostrar isso para a minha irmã, ela vai surtar! Minha irmã é super apaixonada por cupcakes, rs.
    Amei seu blog (e seu cabelo *-*). Seguindo!
    xo, Nick

    http://diaseflores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! Então não deixem de tentar o buttercream, é delicioso demais! rs beijos

      Excluir
  3. É muito fácil, já vi varios videos e tutoriais, o problema é que não tenho as forminhas! Indica algum lugar que venda? :/
    Beijos!
    Quinze Outonos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Diulie, se você tiver em casa canecas de cerâmica branca, essas podem ir ao forno! Pra saber se é desse material é só olhar embaixo, ela vai ser branca/acinzentada no círculo da base. Daí é só colocar a forminha de papel ou untar e enfarinhar =) E não, desculpa não tenho nenhum lugar pra te indicar! Beijos!!

      Excluir
  4. Pepita meu amor, me ajude, eu quero fazer 15 cupcakes pra o niver de 15 anos da minha amiga. ME DÊ IDEIAS. Bjao da Clarinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias de que, Clara? De sabor ou de decoração? De sabor eu acho que bolo de chocolate e cobertura de buttercream do post não tem erro, é sucesso na certa, e dá até pra colorir a cobertura da cor que quiser!

      Excluir