sexta-feira, 26 de julho de 2013

CABELO: PRÉ-PIGMENTAÇÃO PARA FIOS CLAROS E BRANCOS

A pré-pigmentação consiste em fazer um procedimento de preparo nos fios para receber uma tonalização. É indicado esse processo para quem tem fios muito claros e quer tonalizar de tom escuro. Serve muito bem na hora do retoque dos fios brancos, que é o caso que vou mostrar pra vocês. Existe mais de uma técnica de pré-pigmentação, e todos são bem simples. Esse é o que fiz pra hoje:

  1. Despejei todo conteúdo de um tonalizante de tom 1 num recipiente e misturei com 200ml de água morna até diluir bem. Vai continuar sendo um líquido.
  2. Distribui por todo o cabelo, focando especialmente nas raízes. Comecei passando pela frente do cabelo, depois até a nuca, depois as laterais e reforcei a frente. Por ser líquido a sujeira é grande então sugiro que se tentarem em casa, façam no tanque ou no box do banheiro, se fizer em si mesma. Deixar agir por 30 minutos. E essa foi a pré-pigmentação.
  3. Após a pausa, preparei metade do tubo de tinta de tom 3 com metade da quantidade de água oxigenada de 20 volumes e passei por toda a raiz, e depois distribuindo pelo cabelo. Não lavar o cabelo nem enxaguar antes de passar a tinta, é pra passar por cima mesmo. 
  4. Deixei agir pelo tempo que indica na embalagem, protegido pra não tingir a casa junto com o cabelo.

Agora apresento pra vocês o antes e depois:



Os tons das tinturas vai de gosto pessoal. Na maioria das técnicas de pré-pigmentação o tom x que a pessoa for tonalizar, para a pré-pigmentação deve ser usada uma tintura de tom menor, mais clara. Num exemplo a pessoa usa um loiro de tom 11 e quer tonalizar de 4 (castanho médio), deve fazer a pré-pigmentação com um tonalizante de tom 5. Para o procedimento que fiz eu utilizei um tom escuro para a pré-pigmentação: utilizei tom 1 (preto) e tonalizei com 3 (castanho), porque a dona dos cabelos queria escurecer seus fios de maneira sutil. Ela já utilizava a tintura de tom 3 então mantive o tom, e apenas pré-pigmentei com o tom mais escuro, e foi suficiente. 
O melhor é escolher sempre tinturas sem reflexos, ou seja que a numeração seja de um numeral apenas, assim como citei. Para utilizar com reflexo somente se quiser matizar algum tom indesejável, mas isso é outra história.
E quem quer se tornar ruiva (acobreado ou avermelhado) pode e deve fazer esse processo sim, é super indicado para segurar a cor! Já que a base para arruivar deve ser clara, então é neutra e talvez a tintura ruiva fique mais clara do que o desejado, então a pré-pigmentação pode ser a solução desse problema. 
Espero que tenham gostado da dica, beijos!!!

29 comentários:

  1. Adorei o post, é mesmo muito útil! Vou mostrar pra minha mãe! (:

    Seguindo aqui, amei seu blog! ><

    BLOG ~~> Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios!! Vou conferir seu blog, beijos!

      Excluir
  2. Não sabia disso, que interessante. É cada coisa né rs

    Abacaxi Cósmico

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho cabelo descolorido nas pontas e estao ressecadas, nao tem hidratação que ajude (faço semanalmente) sempre fica um aspecto seco. A pigmentacao ajuda a melhorar o fio ou é só na parte de coloração mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, então, é só na parte de coloração mesmo. Mas se você quiser intensificar os cuidados com seu cabelo, na categoria CABELO do blog tem altas dicas de como você pode fazer isso do melhor jeito possível, confere ali!!

      Excluir
  4. Pepa, me ajude kk eu tenho o cabelo loiro dourado, e quero partir pro strawberry blonde, me recomendaram usar a 8.3+8.4, eu preciso fazer a pré-pigmentação com um 9.0, 9.3 ou 9.4 ? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade, Paula! A pré-pigmentação serve pra justamente preencher os fios que não tem mais sustentação pra suportar um pigmento tão escuro quanto a base. A sua diferença não vai ser tão grande quanto de um cabelo platinado/grisalho que vai pintar de castanho ou preto. :) Boa sorte viu!

      Excluir
  5. Ola pepae da uma dica por favor tenho cabelo loiro quero muito fazer umas luzes qual tom mais escuro devo colocar antes de fazer luzes .mais também eu não queria um tom muito escuro não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do tom 5, Patrícia. Mas depende também do seu natural e da cor que está no momento. Beijos!

      Excluir
  6. É necessário usar ox na pré pigmentação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Nita, somete a tintura e água quente para diluição. Beijos!

      Excluir
  7. Pepa, adorei a dica tem uma duvida minha mãe tem cabelo branco na frente e eu pintei o cabelo dela de 466 ficou clara a raiz e escuro outro agora vou fazer desse jeito,mas estou querendo usar 6 e fazer luzes cairia bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI adila, muitos cabeleireiros e visagistas recomendam cabelos claros na luta contra os fios brancos! Beijos

      Excluir
  8. Olá Pepa, estou com uma dúvida. Como fazer a pré- pigmentação do cabelo? Encontrei informações desencontradas no google e estou perdida, rsrs...
    Quero pintar o cabelo de castanho médio dourado , nesse caso devo pré pigmentar com castanho claro dourado ( porções iguais de tinta e água morna e deixar por 20 min ) e por cima passar a cor que realmente quero com ox de 20 ?
    Meu cabelo atualmente está com raiz em tom natural, castanho escuro e o restante do cabelo bem desbotado em tom de ruivo e marrom (Piorou depois que usei uma gradativa que super desbota o fio,mas só usei uma vez). Já tentei na jogar preto azulado para igualar, mas não deu certo, no dia fica ótimo, mas desbotou mega rápido (antes meu cabelo tinha ombré, depois luzes e antes de jogar o preto tinha colocado castanho escuro, o que desbotou a raiz e manchou).
    Pode me ajudar? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, acredito que a pré-pigmentação é o que você precisa mesmo. Sim, exatamente como vc descreveu o procedimento, use um castanho médio com a diluição em água, e depois da pausa, aplique o outro tom.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a ideia é que não precise refazer mas isso depende da qualidade da tinta que você usar, os produtos que você usa pra lavar e sua frequência de lavagens! E sim, o 7 e o 6! :)

      Excluir
  10. Boa noite Pepa, gostaria de uma ajuda, meu cabelo é meio marrom, meio castanho...affff, já passei 4 na raiz mas meu cabelo fica cobre (os brancos), como devo fazer, quero meu cabelo marrom escuro, nem sei qual tinta, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hilde! Acredito que a pré-pigmentação é o que vai te ajudar. Você pode fazer a primeira parte com um tom 4 e a segunda parte, a pintura em si, com o 3! Espero que ajude! Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Pepa. Bjs.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. pepa please me socvorre tenho cabelo castanho clarissimo e mechas super loiras mas enjoei e qro ruivo natural tipo 84 preciso pigmentar com a 94 antes???????????????

    ResponderExcluir
  13. pepa please me socvorre tenho cabelo castanho clarissimo e mechas super loiras mas enjoei e qro ruivo natural tipo 84 preciso pigmentar com a 94 antes???????????????

    ResponderExcluir
  14. Olá.. meu cabelo tá loiro num tom 9 quero ir pro ruivo.. devo usar somente o totalizante 8.34?? Ñ quero usar tinta com ox. . Ou devo pigmentar com um totalizante 800 e depois jogar o 8.34?? Essa pigmentação pode ser feita com totalizante? Obg..

    ResponderExcluir
  15. Olá preciso escurecer um cabelo platinado com a raiz 5.0 posso fazer a pre pigmentaçao com 5.0 e depois aplicar 5.0 no cabelo todo?

    ResponderExcluir
  16. Adorei ver o resultado desse cabelo nunca usei tonalizante geralmente uso tinta mais nunca dura nenhum mês os cabelos branco incomoda muito já estou querendo ele todo branco

    ResponderExcluir
  17. Pepa Arruda o cabelo da minha mãe está com a cor manchada tipo uma cor meio marrom meio avermelhado a pré pinguimentacao serve se eu fazer com a tinta 7.1 loiro azimcentado

    ResponderExcluir
  18. Olá gostaria que vc mim falava se eu Pinto meu cabelo com a 7 posso fazer a pigmentação com o 5 ou 6

    ResponderExcluir